Vantagens de Mapear os processos da sua empresa…

Vantagens de Mapear os processos da sua empresa…

Seus processos são mapeados? Como mapear?

 

Se lembra quando Itaú e Unibanco realizaram uma fusão e criaram o maior banco do hemisfério sul. Já se perguntou o que foi feito para que suas atividades fossem integradas e padronizadas?

 

Este artigo é para você, empresário que acabou de realizar a aquisição de uma empresa, ou participou de uma fusão, ou até mesmo para você no papel do empresário que possui sua empresa média refém do conhecimento individual de seus funcionários. Não seria interessante que o conhecimento demandado para o funcionamento da sua empresa fosse disponibilizado pelos seus próprios processos já mapeados?

 

Tendo em vista os problemas ocasionados pela falta de um modelo de processos, selecionamos 6 vantagens relacionadas à contratação deste tipo projeto, que podem responder a sua pergunta e reunir os benefícios de remodelar e mapear os processos da sua empresa.

 

Identificação dos gargalos operacionais.

 

Uma das grandes vantagens da execução de um mapeamento de processos é a identificação de gargalos operacionais, que são justamente os responsáveis pela diferença de capacidade produtiva ou de desempenho, restringindo a capacidade produtiva do processo como um todo. Gargalos são considerados um impasse no processo produtivo, criando barreiras para o alcance das metas e objetivos estabelecidos pela empresa.

 

Muitos desses gargalos possuem uma ampla gama de melhorias que podem ser realizadas após sua identificação, sendo possível desenvolver planos de ação e a partir disso trabalhar o melhor funcionamento da produção, ou até mesmo implementar um sistema de gestão de qualidade

.

Mapear os processos permite o controle do processo produtivo

 

Já parou para se perguntar se você realmente realiza o controle do processo produtivo da sua empresa, e ainda, se ele é eficaz?

 

Com o controle de todo o processo produtivo, a identificação de pontos forte e fracos se torna clara. Pontos como a complexidade das operações, redução de custos, falhas na integração, atividades redundantes e aprovações se tornam mais facilmente identificados e passíveis de serem melhorados quando existe este controle, levando a resultados como um maior entendimento sobre os processos e o aumento da performance do negócio. Além disso, ao mapear os processos é feita a análise crítica das tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos e excesso de documentação para que sejam enxugados e a empresa ganhe produtividade (um dos maiores gargalos na gestão industrial).

Padronização do processo produtivo

 

A Padronização é o processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas que tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço.

 

A padronização é atingida através do mapeamento de processos em função da busca da definição, unificação e a simplificação, de forma racional, dos processos com objetivos de redução de custos, comunicação, segurança e na eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

Formalização do conhecimento

 

Sabe quando você contrata um funcionário e precisa que alguém fique responsável por passar todas as informações que ele vai precisar? Ou ainda, quando algum funcionário sai da sua empresa e ele era o único que conhecia como funcionava determinada área?

 

Manter os processos de sua empresa catalogados, através de um mapeamento de processos com base em metodologias pré-determinadas disponibiliza insumos para que o funcionamento da empresa seja conhecido por qualquer funcionário, e o mais importante, que seja passado de uma única forma, dificultando mais de uma interpretação do funcionamento de cada área.

Otimização e aumento da produção

 

Falando um pouco sobre otimização da linha de produção (de forma a influenciar na contribuição para a atividade fim de uma empresa e alavancar seu desempenho), é necessário ultrapassar o operacional engessado e repensar a linha produtiva para cortar e/ou incrementar funções que gerem resultado quanto aos resultados estratégicos desta empresa. O que aumenta a rentabilidade da produção, seja através da remodelagem dos processos ou por se enxergar oportunidades de diminuição de custos. Saiba mais no nosso artigo sobre Modelagem de processos.

Melhora da qualidade do produto ou serviço

 

Finalmente chegamos ao que você oferece para o seu cliente. Se eu te perguntar agora, você poderia me dizer cada etapa da sua linha de produção? Ou como o desconhecimento de determinada etapa pode atingir o seu produto?

 

Deixar cada atividade mapeada, documentado e disponível para seus funcionários, diminui a necessidade da passagem de informação quanto a execução de determinada tarefa, dificultando a propagação de erros e vícios, e como dito acima, buscando a padronização, chega-se não só a um patamar de qualidade que independe de gostos ou falhas humanas, como garante-se a constância. Assim, aplicando esse serviço na sua empresa, ela tende a se tornar cada vez mais estruturada, o que pode trazer resultados diretos quando ao seu desempenho no mercado.

 

Fonte: //fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/gestao-empresarial/vantagens-de-mapear-os-processos/

 

 


Você conhece a ferramenta Weeke Processos ?

O que é ?

Sua concepção simplificada permite Modelar ,Executar e Monitorar seus Processos.

Estamos falando de uma Poderosa plataforma criada para orquestrar os seus processos e fluxo de trabalho.
Desenhe, Padronize e automatize os seus processos de formar intuitiva, inclua documentos\arquivos e monitore tudo em tempo real.


AGENDE UMA APRESENTAÇÃO,
presencial ou remota, na sua empresa ou através do Skype\ Hangout Ligue Fone: 65  2129.9077

 

Venha conhecer e ver suas principais vantagens //www.weeke.com.br/project/processos/

 

 

08310993c435d5e03763985b99c985c4dc2103d2563337f66cpimgpsh_mobile_save_distr-copia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.