Gamificação nas empresas: como funciona essa estratégia?

Gamificação nas empresas: como funciona essa estratégia?

 

Grandes marcas estão atraindo e retendo clientes por meio de ações que envolvem mecânicas de jogos. Quando falamos em usar a lógica de um game para envolver o público-alvo e fazê-lo interagir com a empresa, nem sempre fica claro como a gamificação nas empresas pode funcionar.

 

No nosso conteúdo sobre exemplos de gamificação, mostramos três situações de aplicação do conceito também no contexto B2B: estimular comportamentos, levar o participante ao canal de comunicação do programa de incentivo e obter dados dos usuários.

 

Se o recurso veio ou não para ficar, acreditamos que alguns dados possam responder essa dúvida. Um deles é  a estimativa da Gartner de que, até 2018, a gamificação será um mercado de mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo.

 

Mas como aplico isso no meu relacionamento B2B? Um dos comportamentos interessantes de se estimular com a mecânica de jogos é a busca por capacitação e, consequentemente, por melhores resultados e produtividade. Agamificação nas empresas pode ser utilizada como forma de compartilhar conhecimento e testar o aprendizado de colaboradores, algo já utilizado por companhias de diversos portes e segmentos. Compartilhamos dois exemplos a seguir.

Gamificação nas empresas: apoio em treinamentos

 

Há um mundo de possibilidades para a gamificação nas empresas, sendo que as técnicas mais utilizadas atualmente envolvem programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas e badges, placares de líderes etc. Na prática, recompensas são oferecidas aos participantes que realizam tarefas pré-estabelecidas (comportamentos que levarão a objetivos estratégicos).

 

O Grupo Gerdau, referência em siderurgia no país, aderiu ao recurso de gamificação para treinar seus funcionários sobre segurança do trabalho. Em uma das unidades da empresa, óculos de realidade virtual e jogos de conhecimento foram aplicados em substituição aos treinamentos teóricos. Em troca, os funcionários recebem a certificação obrigatória de Análise Preliminar de Riscos (APR).

 

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A Academia de Liderança da Deloitte, multinacional de consultoria empresarial, trocou o treinamento formal para executivos da empresa e clientes pela gamificação. Antes, o curso tinha baixa adesão e conclusão. Desde a mudança, houve um aumento de 47% entre os usuários que retornam ao site para fazer novas tarefas.

 

Duas coisas ficam claras com esses exemplos: que a gamificação nas empresas é possível até mesmo em ambientes formais e que existe um desafio constante de se manter clientes, funcionários e parceiros envolvidos com os valores da instituição.

Três resultados que a Gamificação nas empresas pode alcançar

 

Competitividade saudável: a competição lida com a natureza humana que motiva as pessoas a partir da vontade de superação (ao próximo ou a si mesmo) em algum aspecto.

 

Sentimento de conquista: ao se atingir um determinado objetivo, desperta-se um sentimento de conquista, que é um importante estímulo para as para que o participante continue engajado e interessado nas próximas etapas.

 

Mensuração de desempenho: um membro de um programa que utiliza a gamificação não conseguirá perceber sua evolução sem uma demonstração clara de seu progresso pelos níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para sua interação. Como um termômetro, com a gamificação é possível avaliar e mensurar os resultados, antecipando-se às necessidades do jogo e às tendências do mercado.

 

 

Fonte: //tudosobreincentivos.com.br/gamificacao-nas-empresas/

 


Você conhece o Gamification do Weeke Kanban ?

 

Aqui você também pode se divertir trabalhando!!!

 

Veja como funciona – https://www.youtube.com/watch?v=j9Aiug611wY

 

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